Catálogos e dicas

Sempre em busca de facilitar o dia-a-dia de profissionais do varejo e aplicadores, disponibilizamos informações precisas sobre aplicações e manuais dos produtos Nakata. Escolha a forma que melhor atenda sua necessidade de modo a tornar sua consulta mais fácil e rápida.

  • Como não danificar a haste do amortecedor Suspensão e Direção

    Como não danificar a haste do amortecedor

    Confira nesta dica como instalar o amortecedor sem danificar a haste.
     
    Você sabia que a maioria dos vazamentos no amortecedor é causado pelo uso de alicate para travar a haste durante a instalação? E é muito fácil entender o porquê:
     
    A haste é usinada e polida durante o processo de fabricação para que haja um perfeito assentamento do retentor dentro do corpo do amortecedor. Ao travar a haste com alicate para "facilitar" o aperto da porca superior do amortecedor você estará deixando ranhuras ou marcas na haste. Com o movimento da haste para cima e para baixo essas ranhuras acabam formando um canal no retentor dando origem ao vazamento. Veja o resultado nas figuras abaixo:
     
    Portanto, sempre que for substituir os amortecedores tenha em mãos as ferramentas adequadas para fazer o serviço. Não corra o risco de danificar o amortecedor e perder a
    garantia.
     
    E lembre-se, o aperto final deve ser feito sempre com o veículo no solo.