Catálogos e dicas

Sempre em busca de facilitar o dia-a-dia de profissionais do varejo e aplicadores, disponibilizamos informações precisas sobre aplicações e manuais dos produtos Nakata. Escolha a forma que melhor atenda sua necessidade de modo a tornar sua consulta mais fácil e rápida.

  • Instalação dos Discos de Freios Freios

    Instalação dos Discos de Freios

    Siga nossas orientações para a correta instalação dos discos de freio NAKATA
     
    - Limpe as faces de contato entre o disco de freio e o cubo da roda com uma lixa de ferro ou escova de aço para remover qualquer sinal de oxidação ou rebarbas. O acúmulo de resíduos nesse local pode provocar vibrações ou pulsações no pedal durante a frenagem.

    - Lave os discos com desengraxante para remover a película protetora.

    - Não deixe a pinça de freio pendurada pelo flexível. Prenda-a com um gancho resistente para evitar danos no flexível.

    - Examine as pinças quanto a vazamento, o funcionamento dos êmbolos e o deslizamento dos pinos – guia. Se identificar qualquer irregularidade substitua o(s) componente(s).

    - Sempre que trocar os discos as pastilhas também devem ser substituídas.

    - Mantenha sempre as mãos limpas durante a instalação para não contaminar as pastilhas.
     
    Atenção!
     
    O torque excessivo nos parafusos de roda pode provocar empenamento no conjunto cubo/disco/rolamento podendo resultar em trepidações ou pulsações no pedal durante a frenagem.
     
    O empeno máximo do conjunto disco/cubo/rolamento na linha leve não deve ser superior a 0.10 mm. Se estiver acima dessa medida remova o disco e coloque a ponta do relógio comparador na borda do cubo. Gire o cubo vagarosamente e faça a leitura. Se for maior que 0,04mm pode ser que o cubo esteja empenado ou os rolamentos com folga excessiva. Faça as substituições necessárias para a correção do problema antes de instalar os novos discos de freio.
     
    Folgas entre os componentes da direção e suspensão como os terminais axiais podem provocar vibrações ou golpes no volante durante frenagens induzindo o reparador a um diagnóstico incorreto de disco empenado.
     
    Após a substituição das pastilhas e discos os freios não devem ser solicitados bruscamente(exceto em emergências) durante os primeiros 300 km. Essa quilometragem é necessária para permitir o assentamento do material de atrito.