Catálogos e dicas

Sempre em busca de facilitar o dia-a-dia de profissionais do varejo e aplicadores, disponibilizamos informações precisas sobre aplicações e manuais dos produtos Nakata. Escolha a forma que melhor atenda sua necessidade de modo a tornar sua consulta mais fácil e rápida.

  • Pivôs de Suspensão Suspensão e Direção

    Pivôs de Suspensão

     
    Pivôs de Suspensão
     
    Utilizados na suspensão McPherson e no sistema convencional de duas bandejas - nesse último geralmente usam-se dois pivôs, um na bandeja superior e outro na inferior - o pivô além de suportar o peso do veículo também recebe grandes esforços na aceleração, frenagem e durante as curvas. É através do pivô que é feita a união da estrutura (telescópio, bandeja e manga de eixo) com a carroceria do veiculo, permitindo a articulação entre eles.
     
    Como os demais componentes da suspensão os pivôs devem ser inspecionados regularmente. Uma das causas do seu desgaste prematuro é a ruptura da coifa de proteção; é quando partículas abrasivas penetram no seu interior provocando desgaste e folgas.
     
    A substituição preventiva é recomendada a cada 70 mil quilômetros ou imediatamente quando constatado folgas ou rompimento da coifa protetora.
     
    A quebra do pivô pode ocasionar sérios acidentes devido a perda de controle direcional do veículo.
     
    Os sintomas apresentados por um pivô gasto são:
     
    - Ruídos ou estalos durante arrancadas e frenagens.
    - Desgaste irregular de pneus.
    - Dificuldade em manter o veículo na trajetória.
    - Ruídos ao trafegar em pisos irregulares.
     
    Caso você tenha algum comentário ou outra dica que gostaria de compartilhar conosco, entre em contato com o nosso S.A.C. (0800 707 8022) ou acesse www.nakata.com.br