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  • Procedimentos para Instalação da caixa de direção mecânica NAKATA Suspensão e Direção

    Procedimentos para Instalação da caixa de direção mecânica NAKATA

    Confira o passo a passo da instalação da caixa de direção mecânica NAKATA

    1. Antes da instalação no veículo é necessário centralizar a caixa de direção.
     
    2. Com a caixa na bancada movimente a cremalheira de um extremo a outro contando o número de voltas do pinhão. Para isso utilize uma ferramenta apropriada acoplada ao pinhão tomando cuidado para não danificar as estrias. Exemplo: se o pinhão girou de um extremo a outro 4 voltas basta retornar o pinhão 2 voltas para que a cremalheira fique centralizada.
     
    3. Instale os terminais de direção cuidando para que a centralização não seja alterada.
     
    4. Finalize a instalação no veículo observando o correto posicionamento da vedação no painel corta fogo.
     
    5. Providencie o alinhamento / geometria de direção e suspensão em equipamento apropriado.
     
    Obs.: É considerado normal durante os primeiros dias de uso da nova caixa a sensação de direção um pouco pesada devido ao ajuste de fábrica. Essa característica desaparece com o uso normal do veículo.
     
    Atenção:
     
    Sistemas de direção e suspensão trabalham em conjunto. Desgastes e folgas excessivas em, amortecedores, braços oscilantes, barras estabilizadoras, buchas, pivôs, coxins, rolamentos e pneus gastos, descalibrados ou desalinhados influenciam na dirigibilidade e comportamento do veículo e podem induzir o reparador a diagnósticos incorretos. É importante que todos esses componentes sejam inspecionados antes de proceder a troca da caixa de direção.
     
    Nos veículos listados abaixo verifique também:
     
    Fiesta / KA: A cruzeta da coluna de direção. Com o tempo de uso é normal esse componente apresentar desgaste e o barulho pode ser
    confundido com a caixa de direção, ou ainda apresentar travamento tornando a direção muito
    dura.
     
    Corsa: verificar bucha e rolamento inferior e rolamento superior da coluna, cruzeta e coluna
    retrátil.
     
    VW: verifique as buchas da coluna.
     
    Uno, Corsa, Escort, Chevette: Verificar bucha da braçadeira de fixação da caixa. Na tabela abaixo, apresentamos os principais sintomas associados a caixa de direção e que normalmente a causa ser pode outro componente:

    Sintomas não Associados a
    defeitos de caixa de Direção
    Possiveis Cauas
    1. Direção Pesada Pressão dos pneus abaixo do recomendado pelo fabricante Cambagem fora do especificado
    2. Direção Pesada - dificuldade da direção retornar a sua posição Alinhamento / Geometria fora do especificado
    3. Ruido ao trafegar em pisos irregulares Desgaste na cruzeta da coluna de direção resulta em ruído similar ao produzido por pinhão e cremalheira desgastados.
    4. Folga excessiva e ruído na caixa de direção Desgaste dos pivôs, terminais de direção, buchas, etc...
    5. Vibração e estalos durante manobras
    Coxins gastos / quebrados podem alterar inclusive a
    geometria da direção.


    Caso você tenha algum comentário ou outra dica que gostaria de compartilhar conosco, entre em contato através de nossa linha direta 0800 707 8022 ou acesse www.nakata.com.br.

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