Catálogos e dicas

Sempre em busca de facilitar o dia-a-dia de profissionais do varejo e aplicadores, disponibilizamos informações precisas sobre aplicações e manuais dos produtos Nakata. Escolha a forma que melhor atenda sua necessidade de modo a tornar sua consulta mais fácil e rápida.

  • Procedimentos para instalação de amortecedores Amortecedores

    Procedimentos para instalação de amortecedores

    Preparamos este informativo para auxiliar você na hora da substituição dos amortecedores. São dicas que talvez você já conheça, mas que na correria do dia-a-dia as vezes passam despercebidas podendo gerar futuros problemas para sua oficina e para o seu cliente.
     
    Na próxima edição continuaremos com mais dicas sobre suspensão. Aguarde!
     
    Procedimentos para instalação de amortecedores
     
    Antes de instalar um amortecedor confira no catálogo NAKATA se a aplicação está correta. Em seguida faça a equalização do amortecedor. Equalizar ou escorvar o amortecedor significa retirar as bolhas de ar do óleo para que o amortecedor possa funcionar corretamente.
     
    O amortecedor, quando fica guardado na posição horizontal, faz com que o óleo (que é mais pesado que o ar) desça deixando espaço para o ar na parte de cima. Por isso não se deve fazer a equalização na posição horizontal. Durante e após a equalização o amortecedor deve ficar na posição vertical enquanto aguarda a instalação no veículo, caso contrário terá que ser equalizado novamente.
     
    Equalizando
     
    Para equalizar, basta colocar o amortecedor na posição de instalação com a haste para cima, repetindo a operação de puxar a haste para fora e empurrá-la de volta para dentro, conforme ilustração abaixo. Fazendo isso cerca de cinco vezes, você sentirá que o amortecedor ficou bem mais firme e a haste corre sem trancos.
     
    Atenção!
     
    O uso de alicate para travar a haste do amortecedor durante a instalação deixa ranhuras que danificam o retentor causando vazamento do óleo. Amortecedores enviados para análise que apresentem ranhuras na haste terão a garantia invalidada.
     
    Kit de reparo para amortecedores Nakata
     
    Ao trocar os amortecedores substitua também o kit de reparo composto por batente, coifa e coxim. Batente e coxim ajudam a absorver os impactos e a coifa impede a entrada de abrasivos e impurezas que podem danificar a haste e o retentor.
     
    Não esqueça de inspecionar as molas
     
    A mola é, junto com o amortecedor, um dos componentes mais importantes da suspensão. Além de manter a altura do carro ela absorve as irregularidades do piso de forma suave e confortável através de seu movimento de abertura e fechamento. Como esse movimento da mola faz o veículo oscilar e muitas vezes até perder a aderência dos pneus com o solo, o amortecedor deve absorver essas oscilações para garantir a segurança na condução do veículo.
     
    Inspeção da mola
     
    Nas molas de compressão os elos não devem se encostar mesmo quando são comprimidos. Se as espiras estiverem marcadas ou deformadas é sinal que a mola perdeu sua capacidade de resistência e deve ser substituída. A mola não deve ser cortada, soldada ou aquecida para não perder sua capacidade de ação.
     
    Caso você tenha algum comentário ou outra dica que gostaria de compartilhar conosco, entre em contato com o nosso S.A.C. (0800 707 8022) ou acesse www.nakata.com.br
     
    Serviços Pós Vendas
    Affinia Automotiva