Catálogos e dicas

Sempre em busca de facilitar o dia-a-dia de profissionais do varejo e aplicadores, disponibilizamos informações precisas sobre aplicações e manuais dos produtos Nakata. Escolha a forma que melhor atenda sua necessidade de modo a tornar sua consulta mais fácil e rápida.

  • Revisão do freio garante segurança na frenagem Freios

    Revisão do freio garante segurança na frenagem

    Revisão do freio garante segurança na frenagem
     
    O sistema de freios, item fundamental para proteger a vida das pessoas, tanto dos motoristas e ocupantes do automóvel como também dos pedestres, deve ter atenção especial dos motoristas na hora da manutenção. Pastilhas gastas podem causar ranhuras nos discos. Já a espessura mais fina do disco pode levar à quebra do componente, resultando em acidentes. 

    Projetado para realizar a parada do veículo com segurança, o sistema de freio, composto por pinça, disco, tambor, servo freio, cilindro mestre e de rodas, pastilha, lonas e tubulação, entre outros componentes, é item de extrema importância na revisão, especialmente, no retorno da viagem de férias. O uso constante e excessivo do freio no trânsito lento nas estradas podem levar ao desgaste prematuro das peças, comprometendo o funcionamento adequado do sistema.
     
    Na hora de fazer a manutenção preventiva, é preciso verificar todos os itens do sistema, especialmente  pastilhas, discos, lonas e tambores. Pastilhas e lonas gastas ocasionam desgaste prematuro e diminuem a espessura dos discos e tambores, resultando em empenamento ou até quebra numa freada brusca. 
     
    Recomenda-se verificar sempre a espessura do disco, que não pode estar abaixo do especificado pelo fabricante, pois o disco com espessura abaixo do especificado pode facilmente empenar ou quebrar. Um disco empenado pode causar vibrações no pedal e comprometer o funcionamento adequado do sistema. Outro motivo de trepidação no pedal pode ser derivado de problemas na suspensão. É importante levar o veículo a uma oficina especializada e de confiança para fazer o diagnóstico correto.
     
    Caso seja necessário substituir pastilhas e discos ou qualquer outro item do sistema, o motorista deve adquirir componentes que tenham qualidade e compatíveis com a marca e modelo do veículo para garantir a segurança do veículo e de seus ocupantes. 
     
    Os cuidados devem ser estendidos também ao fluido de freio. A troca deve ser feita de acordo com a recomendação da montadora, observando especificação  e compatibilidade.