Dica Técnica
Voltar
Conheça o procedimento correto para a instalação da caixa de direção
Suspensão e Direção

Conheça o procedimento correto para a instalação da caixa de direção

Para fazer a instalação correta da caixa de direção, siga este passo a passo: 

Antes da instalação no veículo é necessário centralizar a caixa de direção, com a caixa na bancada movimente a cremalheira de um extremo a outro contando o número de voltas do pinhão. Para isso utilize uma ferramenta apropriada acoplada ao pinhão tomando cuidado para não danificar as estrias. Exemplo: se o pinhão girou de um extremo a outro 4 voltas basta retornar o pinhão 2 voltas para que a cremalheira fique centralizada.

Instale os terminais de direção cuidando para que a centralização não seja alterada e finalize a instalação no veículo observando o correto posicionamento da vedação no painel corta fogo. Providencie o alinhamento / geometria de direção e suspensão em equipamento apropriado.

Obs.: É considerado normal durante os primeiros dias de uso da nova caixa a sensação de direção um pouco pesada devido ao ajuste de fábrica. Essa característica desaparece com o uso normal do veículo.

Atenção
Sistemas de direção e suspensão trabalham em conjunto. Desgastes e folgas excessivas em amortecedores, braços oscilantes, barras estabilizadoras, buchas, pivôs, coxins, rolamentos e pneus gastos, descalibrados ou desalinhados influenciam na dirigibilidade e comportamento do veículo e podem induzir o reparador a diagnósticos incorretos. É importante que todos esses componentes sejam inspecionados antes de proceder a troca da caixa de direção.

Nos veículos listados abaixo verifique também:

Fiesta / KA: A cruzeta da coluna de direção. Com o tempo de uso é normal esse componente apresentar desgaste e o barulho pode ser confundido com a caixa de direção, ou ainda apresentar travamento tornando a direção muito dura.

Corsa: verificar bucha e rolamento inferior e rolamento superior da coluna, cruzeta e coluna retrátil.

VW: verifique as buchas da coluna.

Uno, Corsa, Escort, Chevette: Verificar bucha da braçadeira de fixação da caixa.