Sala de Imprensa

04/05/2021

Entenda a função do pivô de suspensão

Entenda a função do pivô de suspensão

O sistema de suspensão abrange diversos componentes desde os mais conhecidos, como os amortecedores, até os não tão populares, como o pivô, mas que não deixam de ser essenciais para garantir o conforto, estabilidade e segurança dos ocupantes do veículo. “O pivô é um pino esférico, um articulador, que tem movimentos rotacionais e angulares, com função de ligar a carroceria através da bandeja ou braço oscilante ao conjunto de suspensão, ou seja, quando se acelera, desacelera e freia o veículo, ele precisa suportar as cargas”, explica Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, acrescentando que ele evita as sobrecargas aos demais componentes do sistema de suspensão.
 
A recomendação é ficar atento e realizar a manutenção preventiva. Segundo o técnico, a inspeção é realizada levantando o veículo para verificar as folgas e avarias na coifa e também fazendo o teste de rodagem. “Caso o pivô de suspensão apresente folgas excessivas ou ruídos será preciso substituí-lo, bem como a coifa se estiver rasgada”, ressalta. Coifa danificada possibilita a entrada de contaminantes, podendo ocasionar a quebra do componente e, consequentemente, a perda da conexão do sistema de direção com as rodas, o  provocando graves acidentes.

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o canal da Nakata no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=YQdvXiCDAhM). Esta dica faz parte da série de vídeos “Meu Carro Bem Cuidado”.
 
Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

 Mais informações:
Verso Comunicação
Majô Gonçalves – jornalista MTB 24475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
http://versoassessoriadeimprensa.com.br/
https://www.facebook.com/verso.assessoria