}
16/03/2022

Como funciona o torque das abraçadeiras durante a manutenção do cardan

Como funciona o torque das abraçadeiras durante a manutenção do cardan
Seja em excesso ou insuficiente o torque pode ocasionar desgaste ou fratura, danificando componentes.

Composto por mancal central, garfo, cruzeta, ponteira, flanges, terminais, luva, pontuva e luveira, entre outras peças, o eixo cardan, presente, entre outros veículos, em caminhões e veículos 4X4, requer alguns cuidados ao fazer a manutenção. Caso contrário, o veículo pode parar inesperadamente e ocasionar até acidentes. “Um dos principais fatores que merece atenção é o aperto correto das abraçadeiras do cardan, por isso é fundamental aplicar o torque adequado a cada veículo”, afirma Edson Vieira, assistente técnico da Nakata.

Vieira recomenda verificar o torque sempre no manual de lubrificação do cardan para que o torque não seja em excesso ou insuficiente, ambas as situações podem causar problemas, desgaste ou fratura, danificando componentes.

A vida útil do eixo cardan é bastante longa com manutenção adequada, incluindo a lubrificação periódica com graxa EP-2, à base de sabão de lítio, própria para altas temperaturas. “Varia também conforme a forma que o motorista dirige o veículo, as vias em que trafega e o peso da carga que transporta já que solos esburacados e de terra, bem como a sobrecarga, exigem mais do cardan”, comenta.

Para realizar a manutenção do eixo cardan é preciso maquinário adequado, além disso, há necessidade de conhecimento técnico e uso de EPI’s, como luvas e óculos.

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.
 

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria