}
28/10/2021

Dicas para instalação das bombas de óleo e d’água

Dicas para instalação das bombas de óleo e d’água
Entre as recomendações, é importante monitorar os sistemas por meio de manômetro.

A bomba de óleo é o coração do motor e responsável por fazer circular o lubrificante por todas as partes móveis do motor. Por isso, reparadores devem ter especial atenção ao fazer a manutenção do componente. “No momento de instalar a bomba de óleo é muito importante a selagem hidráulica, ou seja, carregá-la com óleo lubrificante para o preenchimento de todas as engrenagens, assim rapidamente ocorrerá o início da pressurização do sistema de lubrificação, fazendo com que todas as partes móveis recebam lubrificação adequada”, afirma Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, ressaltando que, de acordo com a norma ABNT NBR 13032, de 2008, há a necessidade de efetuar a monitoramento  da pressão do óleo com manômetro por alguns minutos.

Parte do sistema de arrefecimento, a bomba d’água tem como função fazer a circulação do líquido de arrefecimento por todo o sistema. Guimarães recomenda ficar atento ao líquido de arrefecimento, a troca deve ser feita nos intervalos recomendado pela montadora do veículo.
 
Na hora da troca do líquido deve-se utilizar água desmineralizada com aditivo, a mistura desses dois elementos deve ser na proporção correta. Também ressalta que, após a troca da bomba d’água, é necessário fazer a verificação da estanqueidade do sistema por meio de manômetro. “Com o motor frio, instala-se o manômetro com uma bomba especial no vaso expansor e se verifica a estanqueidade do sistema e assim observar se não há vazamentos por mangueiras, radiador, selo de bloco ou de cabeçote, câmara da válvula termostática ou até mesmo pela bomba d’água”, adverte. Com isto, o reparador garante que o sistema trabalhará adequadamente.
 
Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o YouTube da Nakata (https://www.youtube.com/watch?v=2TaDzx2Q7mY).
 
 Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Para baixar imagens, basta acessar http://versoassessoriadeimprensa.com.br/dicas-para-instalacao-das-bombas-de-oleo-e-dagua/

 

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria