AMORTECEDOR DE MOTO


Há dois tipos de suspensão traseira nas motos: a simples contém dois amortecedores com molas já integradas, e a monoshock possui um amortecedor central e também mola integrada, mais utilizado em motos fora de estrada, trail e esportivas.
 
Função: Controlar os movimentos de oscilação da mola que sustenta o peso e absorve as irregularidades do solo.
 
Como detectar problemas: Problemas de fácil constatação como vazamento de óleo ou quebra de fixação podem ser detectados visualmente, outros tipos de problema a constatação se faz através da condução da moto, mudanças no comportamento como perda de estabilidade e problemas de dirigibilidade, aumento de distância de frenagem, indicam problema na suspensão.
 
Ao trocar verifique também: O estado da balança de suspensão e do quadro. O quadro deve estar bem alinhado e a balança traseira sem empeno e deformações, bem como as buchas que fazem o apoio do eixo central da balança, não podem ter folgas, pois forçam os amortecedores a trabalhar com cargas laterais, reduzindo a vida útil.
Amortecedores, buchas e molas danificados prejudicam a dirigibilidade e a segurança.

Diferenciais do Amortecedor Convencional Nakata:
- Produzidos conforme os mais altos padrões de qualidade
- Ampla cobertura
- Sistema Hidráulico de dupla ação – respostas rápidas de acordo com o tipo de terreno
- Retentor vulcanizado – mais proteção contra vazamentos
- Acabamento cromado – maior resistência contra oxidação
- Mola com tratamento térmico – desempenho e durabilidade ainda melhores
- Regulagem de pré-carga de mola – ajuste do amortecedor conforme o trabalho
 
Diferenciais do Amortecedor Monoshock Nakata:
- Fabricado com materiais de alta resistência que proporcionam maior vida útil
- Acabamento cromado evita oxidação
- As buchas garantem perfeita montagem e funcionamento do amortecedor
- Sistema Hidráulico – desenvolvido para garantir maior conforto em diversos tipos de terreno.
- Retentor reforçado – fabricado com matéria-prima de última geração, conferindo maior durabilidade
- Mola robusta – melhor absorção do impacto e maior durabilidade 
- Funcionamento linear – garante desempenho suave até nos terremos mais acidentados, graças ao funcionamento linear entre as cubas de óleo e gás.