MENU
VOLTAR AO TOPO
SALA DE IMPRENSA
DICAS DE MANUTENÇÃO

Transporte escolar: avaliação periódica dos itens da suspensão garante segurança de todos

Amortecedores e itens da suspensão desgastados podem causar colisões devido ao contato ineficiente dos pneus com a via, dificultando a parada do veículo e comprometendo sua estabilidade e dirigibilidade

Transporte escolar: avaliação periódica dos itens da suspensão garante segurança de todos

A manutenção regular dos veículos é crucial para evitar paradas inesperadas no trânsito e prevenir acidentes. Por isso, os motoristas de veículos de passeio devem dedicar atenção especial e realizar inspeções periódicas.

Já os condutores de veículos de transporte, como vans escolares, que são responsáveis pelo transporte diário de estudantes para as escolas, devem ter cuidados redobrados.

Além dos possíveis transtornos de viagem e acidentes, a falta de manutenção adequada pode afetar o desempenho dos alunos, causando atrasos na chegada ou até mesmo ausências nas atividades escolares.

Para evitar problemas durante o transporte escolar e em comemoração ao Dia do Transportador Escolar, no dia 1º de julho, a Nakata recomenda alguns cuidados de manutenção. É essencial verificar preventivamente todo o sistema de suspensão do veículo a cada 10 mil km ou sempre que o carro observe sinais de desgaste em qualquer momento.

Sinais de problemas na suspensão – “Forte ruído pode apontar desgaste das buchas, folga na bieleta, pivôs e terminais folgados e coxins danificados; assim como instabilidade na direção pode indicar amortecedor desgastado”, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.

Outros indícios de comprometimento do sistema de suspensão são pneus com desgaste escamados, motivado por amortecedor danificado; falta de estabilidade em curvas; vazamento de óleo no amortecedor; perda de contato do pneu com o solo ao passar por irregularidades; perda de altura do veículo por molas arreadas. “Caso as molas quebrem pode atingir os pneus e comprometer a segurança do condutor e dos passageiros, além de danificarem outras peças da suspensão”, adverte.

Itens que devem ser revisados – Segundo Leite, todos os componentes do sistema de suspensão devem ser avaliados: amortecedores, molas, buchas, bandeja, barra estabilizadora, bieleta e kit completo do amortecedor – batente, coifa e coxim.

Além da manutenção preventiva, o coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata lembra ainda que, além das revisões preventivas e previstas pelo fabricante, condutores de veículos de transporte escolar devem realizar semestralmente, conforme trata o art. 136 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503, de 1997), inspeção para verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança do veículo.

A Nakata conta com amplo portfólio de produtos para suspensão e direção, transmissão, freio e motor para vans, entre eles, amortecedor, bandeja, bieleta, bucha da bandeja, kit de amortecedor, pivô, bomba d’água, coxim de motor, cubo de roda, junta fixa, reparo da junta homocinética, semieixo homocinético, tripeça, tulipa, terminal axial e de direção, caixa da direção hidráulica, entre outros, atendendo a diversas marcas de veículos.

Para conferir o catálogo de produtos para vans, basta acessar o link: https://nakata.com.br/informativos.

Sobre a Nakata – Com mais de 70 anos, a Nakata, marca Frasle Mobility referência na fabricação de autopeças para o mercado de reposição, é líder em componentes de suspensão para veículos leves, pesados e motocicletas. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços, atendendo o mercado nacional e exportação, com linhas completas para sistemas de suspensão, direção e transmissão.

 

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475

versocomunicacao@uol.com.br

Solange Suzigan

versocomunicacao1@uol.com.br

(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br

https://www.facebook.com/verso.assessoria