Sala de Imprensa

03/03/2022

Amortecedores pressurizados: função e características

Amortecedores pressurizados: função e características

Os amortecedores, itens do sistema de suspensão, são responsáveis por conter os movimentos indesejados da mola, manter a carroceria equilibrada e o pneu em contato com o solo. Os amortecedores pressurizados HG, embora trabalhem com fluido hidráulico como os convencionais, usam gás nitrogênio pressurizado à baixa pressão.

Função do gás nitrogênio – O consultor de serviços da Nakata, Jair Silva, explica que o gás nitrogênio consegue diminuir a temperatura interna do fluido  para manter as cargas de tração e compressão elevadas . “Isso porque,  quando o carro é submetido as imperfeições de solo que geram alta frequência de trabalho a tendência seria de altas   temperaturas dos componentes internos do amortecedor, incluindo o fluido no entanto o gás nitrogênio evita que esse aumento de temperatura ocorra.

O gás nitrogênio também auxilia a manter o tubo de pressão sempre preenchido de óleo, eliminando possíveis vazios de acionamento.

Stop hidráulico – Alguns  modelos de amortecedor  pressurizado contam também com o stop hidráulico, pistão especial que fica na haste do amortecedor e um afunilamento do final do tubo de pressão que evita impactos, principalmente, em condições de acionamento rápido, como em lombadas ou depressões, além de  outros fatores que levam conforto aos ocupantes do veículo e também durabilidade ao componente. “O stop hidráulico freia o movimento de tração, reduzindo a tendência de gerar a pancada de final de curso, suavizando os impactos especialmente, ao trafegar por lombadas, depressões ou vias esburacadas”, comenta  Silva,

 Silva explica que ao passar por ondulações, após a mola se expandir, a haste do amortecedor alcança o final do curso. É o stop hidráulico que ajuda a eliminar a pancada por meio da câmara hidráulica. “Existe um pistão especial na haste do amortecedor, que ao entrar na câmara hidráulica, cria uma frenagem, reduzindo a velocidade da haste no momento de tração”, esclarece.

 Vedação reforçada – O sistema de vedação do amortecedor pressurizado HG conta com selo de borracha de baixo atrito e alta resistência ao desgaste e à variação de temperatura, evitando vazamento de óleo/gás e a contaminação pela entrada de poluentes.

O óleo possui agentes antiespumantes e viscosidade controlada para diferentes faixas de temperatura de acordo com as condições de trabalho.

 Durabilidade – A guia da haste do amortecedor pressurizado HG, fixada na região superior do tubo e pressão, possui ajuste deslizante, evitando o desgaste prematuro. A haste é revestida de cromo duro, protegendo contra corrosão, e polida com baixa rugosidade para evitar desgaste prematuro do sistema de vedação.

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
 
A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.


Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria