Sala de Imprensa

08/12/2021

Como funciona a caixa de direção e os cuidados na hora da manutenção

Como funciona a caixa de direção e os cuidados na hora da manutenção

Com a função de transmitir o movimento do volante às rodas, a caixa de direção define uma trajetória segura ao volante. Existem dois tipos de caixa de direção – modelo setor e rosca sem fim, geralmente, usada em veículos antigos e alguns modelos de pesados, e outra do tipo pinhão e cremalheira, mais utilizada nos automóveis atuais e, mais leve e compacta, segundo informa Eduardo Guimarães, técnico da Nakata. O profissional ressalta ainda que a folga pode trazer ruídos, além de imprecisão de demora na reposta do volante.  “Ao virar o volante o movimento é transferido para a caixa de direção por meio da coluna, assim, a rotação é convertida e transferida para os braços, que controlam o posicionamento das rodas”, explica Guimarães. Ele lembra também que a caixa de direção pode contar com assistência, que pode ser hidráulica ou elétrica.  “Na assistência hidráulica tem um sistema que é tocado pelo motor, ou seja, há uma correia no motor que toca uma bomba hidráulica, formando um circuito, e conforme se atua no volante ela faz multiplicação de forças para esterçar o veículo. Já na elétrica poupa energia já que não é tocado pelo motor e faz a multiplicação de forças por meio do atuador elétrico”.

Assim como os outros componentes do veículo, Guimarães explica que a caixa de direção também sofre desgaste  com o tempo de uso, por isso é importante que o motorista esteja atento. “Pode surgir folga na direção pelo desgaste do conjunto pinhão e cremalheira e também das buchas”, complementa.

 Caso haja algum indício de anormalidade em algum dos componentes do sistema de direção, é importante procurar um mecânico de confiança já que o sistema é de extrema segurança no  controle do veículo.

 Para conferir dicas de manutenção, basta acessar o blog da Nakata (https://www.youtube.com/watch?v=vkkAR1ptJkI)

 
Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

 

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

 

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria