Sala de Imprensa 
15/01/2020
Como conservar as juntas homocinéticas

As juntas homocinéticas têm como função transmitir torque, ou seja, força do motor, às rodas de forma constante, sem variações e nem vibrações. Entre seus principais componentes estão: coifa protetora, braçadeiras e graxa. A coifa protetora serve para reter a graxa dentro da junta sem vazar e também impedir a entrada de resíduos. “É um item importante já que problemas como trincas, rasgos ou furos podem permitir não só que a graxa vaze ou que impurezas entrem, danificando as juntas homocinéticas”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Já as braçadeiras fixam e selam as mangas protetoras. Silva lembra que alicates de corte, martelos ou outras ferramentas inadequadas para fazer o aperto devem ser descartados, pois podem cortar a borracha da coifa.
A graxa é outro componente da junta homocinética que merece atenção já que o uso do lubrificante inadequado pode comprometer a peça. Deve ser à base de bissulfeto de molibdênio. “Contaminação ou vazamento da graxa também pode provocar falhas ou desgaste prematuro da junta homocinética”, enfatiza.
A graxa é outro componente da junta homocinética que merece atenção já que o uso do lubrificante inadequado pode comprometer a peça. Deve ser à base de bissulfeto de molibdênio. “Contaminação ou vazamento da graxa também pode provocar falhas ou desgaste prematuro da junta homocinética”, enfatiza.
Silva recomenda alguns cuidados para garantir a durabilidade das juntas homocinéticas, entre eles, usar somente graxa especificada, não tentar desmontar e montar de novo uma junta contaminada por sujeira ou umidade, os componentes internos devem estar completamente protegidos de resíduos e umidade por meio da coifa protetora. Sempre que for executado algum serviço, deve-se verificar se há rasgos ou rachaduras nas coifas e observar as condições de fixação e selagem das braçadeiras. Ao identificar qualquer anormalidade nas coifas, é necessário analisar o estado da graxa. Se estiver com consistência espumosa e coloração leitosa provavelmente ocorreu contaminação por água e deve-se substituir a graxa e trocar coifas e braçadeiras. Resíduos também precisam ser observados. Caso as homocinéticas tenham sido comprometidas, o correto é substituí-las.
Sobre a Nakata Automotiva:
A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas também por meio de seus canais digitais, como o catálogo Nakata online que oferece busca fácil e rápida dos produtos e aplicações. Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.
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Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
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