Sala de Imprensa

08/02/2022

Componentes do veículo essenciais em dias de chuva para direção segura

Componentes do veículo essenciais em dias de chuva para direção segura

Com visibilidade comprometida e vias escorregadias em dias chuvosos, os motoristas devem ter atenção redobrada ao volante e também é importante manter em boas condições componentes de suspensão, freios, pneus, iluminação e limpadores de para-brisa que garantem segurança nessas situações. “O veículo deve estar com a manutenção em dia para rodar em quaisquer condições de tempo ou circunstâncias, mas cuidados devem ser redobrados para enfrentar as pistas molhadas”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Por isso, é importante manter a manutenção preventiva em dia, checando diversos itens do automóvel, entre eles, limpadores, iluminação,  pneus e suspensão e direção, e freio  para evitar risco de acidentes.

Um dos primeiros componentes a ser checado devem ser os limpadores de para-brisa e a iluminação, fundamentais para o motorista ter visibilidade e ser visto em dias de chuva. Os pneus não podem estar carecas ou com a profundidade abaixo do mínimo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), já que há risco de perda de controle do veículo.

Outros sistemas que merecem atenção na hora da revisão é o de suspensão, direção e de freios. “Peças do conjunto de suspensão comprometidas podem resultar na falta de estabilidade do veículo, fazendo com que aumente a distância de frenagem e derrape em curvas”, adverte. Já o sistema de freios é fundamental para a segurança no trânsito. Todo o sistema  requer atenção ao fazer a manutenção.

Para dirigir com segurança na chuva, Silva recomenda também reduzir a velocidade, não entrar em áreas alagadas, não fazer ultrapassagens em curvas  além de manter maior distância do veículo da frente e evitar o uso de farol alto. “Isto pode prejudicar a visão de outros condutores”, afirma.

Caso ocorra uma tempestade, o gerente aconselha parar em local seguro e aguardar melhor condição para dirigir.

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar https://blog.nakata.com.br/dirigir-na-chuva/

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

 
Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria