Sala de Imprensa

14/06/2021

Funcionamento da junta homocinética e dicas para mantê-la em boas condições

Funcionamento da junta homocinética e dicas para mantê-la em boas condições

As juntas homocinéticas são de extrema importância para o veículo, pois têm como função transmitir a força do motor para as rodas. Por isso, é fundamental ficar atento a estes componentes na hora da manutenção. “As juntas homocinéticas são responsáveis pela força motriz que sai da caixa de transmissão e vai até a roda, para tracionar o veículo”, ressalta Eduardo Guimarães, técnico da Nakata, acrescentando: “Há a junta fixa, junta do lado roda, que permite os movimentos angulares nos carros de tração dianteira, e a junta deslizante, que vai ao lado do câmbio, possibilita o movimento telescópico e angular, ou seja, conforme a suspensão articula, permite que o eixo homocinético aumente e diminua de tamanho”.

Manter estas peças em dia significa ter segurança para trafegar com o carro, pois caso as juntas homocinéticas apresentem problema a força do motor não chega às rodas e o veículo para.
 
A recomendação é ficar atento a alguns indícios que podem indicar comprometimento das juntas homocinéticas. “Ao esterçar totalmente o volante, se ocorrer estalos, as esferas da junta fixa estão passando por calos, gerando ruído”, comenta. Já se acontecer de o veículo estar rodando em linha reta e, ao acelerar e desacelerar, ocorrer estalos o defeito é na junta deslizante.
 
Segundo o técnico, é preciso identificar a origem do problema. Pode ser contaminação, quilometragem avançada, desgaste natural, problemas de geometria do veículo, ângulo de cambagem ou centralização de caixa de direção. “Tudo isto pode comprometer a junta homocinética”, adverte.
 
Para conferir esta ou outras dicas de manutenção, basta acessar o canal da Nakata no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=4-pQg-kUox4).
 
Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

 A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado. 

 Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria