Sala de Imprensa

12/01/2017

Linha pesada necessita da coifa protetora de barras de direção

Linha pesada necessita da coifa protetora de barras de direção

Uma das falhas graves que podem acontecer na segurança em barras de direção para veículos pesados é quando a coifa protetora da mesma se rompe e ocorre a contaminação da graxa lubrificante por impurezas.
 
Estas impurezas, em contato com o produto, acentuam o desgaste do pino esférico do terminal, podendo até ter o sacamento e, consequente, perda de dirigibilidade do veículo e provocar acidentes de grandes proporções.
 
“É importante verificar a cada 5.000 Km se a coifa não está rasgada em toda a sua circunferência, e também checar se o produto não tem folga”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
 
Outa recomendação é checar se a barra está empenada ou ainda se existe folga e desgaste. “Peças soldadas ou recondicionadas podem acarretar acidentes graves, pois qualquer movimento brusco ou buracos nas vias podem romper a peça, ocasionando a perda da direção. A folga na direção é facilmente percebida pelo motorista sendo necessária a revisão completa do sistema”, alerta.
 
O sistema de direção é composto pelas seguintes peças: caixa de direção, coluna, barra lateral, barra de ligação, terminais de direção. Todos esses itens devem ser checados e trocados conforme a necessidade.
 
 
Esta e outras dicas de manutenção da série “Dicas de Especialistas” estão disponíveis no canal da Nakata no YouTube http://www.youtube.com/componentesnakata ou no site www.nakata.com.br.  Mais informações sobre produtos e aplicações, acesse o site www.nakata.com.br ou a central de atedimento pelo 0800-707-8022 
 
 
Sobre a Nakata Automotiva:
 A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição com linhas de componentes para suspensão, transmissão, direção, freios e motor, detém a marca Nakata, com mais de 60 anos de atuação no mercado brasileiro. As operações da empresa englobam fábrica, em Diadema-SP, sede administrativa, em Osasco-SP, e centro de distribuição, em Extrema-MG.  

A Nakata Automotiva também comercializa produtos da marca Spicer no mercado de reposição e dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.nakata.com.br.  
 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável - Majô Gonçalves – MTB 24.475
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008
 

 

.