Sala de Imprensa Sala de imprensa

Nakata alerta para as novas regras e prazos de comercialização de kits coroa, pinhão e corrente de motocicletas com o selo do Inmetro

05/12/2019

Nakata alerta para as novas regras e prazos de comercialização de kits coroa, pinhão e corrente de motocicletas com o selo do Inmetro

A Nakata, fabricante de autopeças com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, lança cartilha sobre o processo de certificação compulsória do Inmetro para componentes de motocicletas – kits coroa, pinhão e corrente, determinada por meio da portaria nº 123/2014 de 19/3/2014.  

Voltada aos profissionais do mercado, a cartilha esclarece que a portaria nº 194, de 25 de abril de 2019, estabelece prazo até o dia 19 de março de 2020 para que os estoques de kits de coroa, pinhão e corrente fabricados antes da certificação sejam zerados. Para não correr risco, é muito importante manter o controle do estoque, adotando o sistema PEPS – primeira mercadoria que entra é a primeira que sai (FIFO - FISRT In, FIRST Out). Basta organizar de modo que facilite o fluxo para que as peças mais antigas sejam as que saem primeiro.
 
Já o prazo do limite para o início da fiscalização do Inmetro ou IPEM em distribuidores, varejos e atacadistas é 19 de setembro de 2021. Isso significa que todos os kits de coroa, pinhão e corrente que não tiverem certificação serão apreendidos e a empresa será autuada. Além disso, após essa data, os componentes em estoque sem certificação não serão aceitos para devolução e deverão ser sucateados.
 
Para identificar o kit de coroa, pinhão e corrente certificado, é necessário verificar se a embalagem do produto está com o selo do Inmetro. As coroas, pinhões e correntes da Nakata também contam com gravação dos números do registro Inmetro, conforme a família dos produtos.
 
“A certificação garante a segurança da comprovação da qualidade das peças, evitando a comercialização de produtos de origem duvidosa, bem como é uma forma de garantir mais segurança aos consumidores. Por isso, a Nakata elaborou a cartilha sobre o tema para eliminar eventuais dúvidas do setor de reposição automotiva”, afirma Sabrina Carbone, gerente de marketing da Nakata.
 
Na cartilha, que pode ser acessada pelo link https://www.nakata.com.br/newsletter/2019/11_novembro/cert_inmetro_motopecas/, há mais detalhes sobre o assunto, como a tabela Nakata com os códigos de kits coroa, pinhão e corrente para motos com certificado do Inmetro, bem como as exceções previstas na portaria.
 
 
Sobre a Nakata Automotiva:
A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas também por meio de seus canais digitais, como o catálogo Nakata online que oferece busca fácil e rápida dos produtos e aplicações. Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria