Sala de Imprensa

24/05/2021

Itens dos sistemas de suspensão, transmissão e freios que devem ser checados durante a revisão preventiva para garantir segurança do veículo

Itens dos sistemas de suspensão, transmissão e freios que devem ser checados durante a revisão preventiva para garantir segurança do veículo

Realizar a manutenção preventiva é fundamental para evitar falhas, a parada inesperada do veículo e até mesmo evitar multas e acidentes. Além disso, o custo da manutenção preventiva, de acordo com estudos, é, no mínimo 30% mais acessível do que efetuar a manutenção corretiva quando o automóvel apresenta algum defeito. “Periodicamente, é necessário fazer uma checagem em componentes de diversos sistemas do veículo – motor, transmissão, direção, freios e suspensão e, ainda, avaliar os sistemas de arrefecimento, lubrificação, elétrico, escapamento e de rodagem”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, enfatizando que rodar com peças comprometidas pode afetar outros componentes do automóvel, trazendo maior gasto na oficina.

No caso do sistema de suspensão, além dos amortecedores, é preciso analisar o estado de itens, como batentes, coxins, buchas, bandeja e mola. “Esses componentes podem interferir na estabilidade, dirigibilidade e conforto do veículo”, comenta. O sistema de frenagem também é essencial para a segurança no trânsito e tem entre os principais componentes: disco, tambor, pastilha, lona, cilindro mestre, servo freio, cilindro de roda, pinça e sapata, que devem ser inspecionados, periodicamente. Já o sistema de transmissão, composto por peças como junta e semieixo,  é responsável por levar a energia produzida pelo motor às rodas e regular o torque, por isso importante para o desempenho do automóvel.
 
Enfim, periodicamente, todos os sistemas devem ser conferidos, com o objetivo de tentar garantir a segurança no trânsito. “E a manutenção preventiva é o melhor caminho para isto”, finaliza.
 
Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
 
A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria