Sala de Imprensa Sala de imprensa

Saiba quais são as falhas que o sistema de arrefecimento do veículo pode apresentar

30/04/2020

Saiba quais são as falhas que o sistema de arrefecimento do veículo pode apresentar

Com a função de controlar a temperatura do motor a combustão e mantê-lo na temperatura ideal de trabalho, o sistema de arrefecimento, composto por diversos componentes, entre eles, bomba d’água, mangueiras, válvula  termostática, radiador, ventoinha, e reservatório, precisa estar em perfeitas condições para garantir a refrigeração das peças durante o funcionamento. “Uma falha em um desses itens pode levar ao superaquecimento, podendo até fundir o motor”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Por isso, é importante ficar atento às possíveis causas de superaquecimento.
 
Vazamentos são um dos principais fatores que levam o motor a esquentar excessivamente. Por isso é preciso ficar atento no estado da mangueiras bem como os pontos de fixação. Mangueiras deterioradas podem se romper sem prévio aviso.
 
A bomba d’água também pode falhar e resultar em vazamentos. Por isso, Silva aconselha a observar o nível do reservatório periodicamente, nível de água abaixo do mínimo indica vazamento e um profissional deve ser consultado.
 
A ventoinha deve estar funcionando corretamente. “Observe se há ruído, pois pode travar a ventoinha”, diz o gerente, explicando que é importante verificar se o ventilador é acionado com o motor quente. Caso a ventoinha não entre em funcionamento após o motor aquecer é sinal de falha no sistema de arrefecimento ou no sistema elétrico.
 
Os cuidados devem se estender ao radiador, às válvula da tampa do reservatório e termostática. Quando partículas alojam-se nas aletas do radiador, a troca de calor fica comprometida e o carro superaquece. É recomendável a limpeza do radiador e o reparo em deformações que possam ocorrer nas aletas. No caso das válvulas, se danificadas, certamente irão comprometer o funcionamento do sistema de arrefecimento.
 
Silva ressalta que todos estes problemas no sistema de arrefecimento podem ser evitados fazendo a manutenção preventiva do veículo de acordo com o recomendado pela montadora do veículo.
 
 
Sobre a Nakata Automotiva:
A Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, líder em componentes undercar, vem construindo sua história de sucesso há mais de 65 anos no Brasil. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

Comprometida 100% com o mercado de reposição, oferece soluções completas de serviços pré e pós-vendas também por meio de seus canais digitais, como o catálogo Nakata online que oferece busca fácil e rápida dos produtos e aplicações. Com fábrica em Diadema, sede administrativa e centro de tecnologia e desenvolvimento em Osasco e centro de distribuição em Extrema-MG, atende o mercado nacional e exporta para mais de 20 países das Américas, Europa, Ásia e Oceania.

 

Mais informações:
Verso Comunicação
Assessoria de Imprensa do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva
Majô Gonçalves – jornalista MTB 24475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
http://versoassessoriadeimprensa.com.br/
https://www.facebook.com/verso.assessoria