}
24/09/2021

Cuidados necessários durante a manutenção das cruzetas

Cuidados necessários durante a  manutenção das cruzetas

Localizadas nas extremidades do eixo cardan, as cruzetas, são as responsáveis pela transmissão da força do motor para o diferencial, em ângulos variados, permitindo também os deslocamentos do eixo diferencial. De acordo com o gerente de qualidade e serviços da Nakata, Jair Silva, a escolha adequada do produto para a sua lubrificação é o principal cuidado que o reparador deve ter.  “Uma solução simples e econômica, mas se não for bem feita pode causar sérios danos ao sistema e muita dor de cabeça ao motorista e mecânico. O uso de um produto incorreto provoca o derretimento dessas peças, bem como de seus componentes”, revela.

Silva destaca também que utilizar outras graxas que não são apropriadas para este tipo de manutenção terá um grande impacto na vida útil do eixo cardan e seus componentes. Não se deve optar por produtos que não sejam aqueles indicados no manual de manutenção do veículo, os produtos não recomendados pelo fabricante promovem apenas proteção superficial, deixando a cruzeta sem lubrificação adequada.

“A graxa adequada deve ser à base de sabão de lítio tipo EP 2 - essa classificação significa que ela resiste a uma pressão extrema e tem um grau de consistência nº2 - apropriada para uso em altas temperaturas e resistente à água”, especifica.

O gerente conta também que o lubrificante novo precisa ser bombeado até que saia pelas borrachas de vedação da cruzeta, a fim de expulsar qualquer resíduo de graxa antiga. Caso você tenha tentado, mas alguma capa não demonstrou estar completa, experimente desapertar o sistema de fixação e tente novamente.

Para saber quando engraxar o sistema, Silva conta que é preciso respeitar os intervalos que são recomendados pelo fabricante do veículo, levando-se em conta a maneira como ele é utilizado. Em condições de rodagem severas, como em estradas de terra ou que exigem muito do eixo, por exemplo, é preciso diminuir o tempo entre as manutenções.

A ruptura nas cruzetas, bem como as flanges, terminais e ponteiras deslizantes ocorre mediante tranco ou esforço excessivo frequente. Nesse caso, a troca dos componentes deve ser realizada por um profissional habilitado.

Para obter mais informações sobre a manutenção das cruzetas e de outros componentes da suspensão, acesse as videoaulas da Nakata.

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

 

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria