}
08/09/2021

Procedimentos necessários para instalação de juntas homocinéticas

Procedimentos necessários para instalação de juntas homocinéticas
Lubrificação correta e uso de ferramentas adequadas são algumas das recomendações.

As juntas homocinéticas tem como função transmitir a energia gerada pelo motor para as rodas e compensar os movimentos angulares e telescópicos da suspensão. Por isso, é considerada peça de grande relevância para o bom desempenho do veículo e, portanto, merece alguns cuidados na hora da manutenção.

A junta fixa atua no lado da roda nos veículos de tração dianteira, permitindo movimentos angulares. “Ao substituir esta peça é muito importante fazer a lubrificação correta com a graxa indicada pelo fabricante e ao instalar as coifas usar as abraçadeiras, fechando com alicate especial”, adverte Eduardo Guimarães, técnico da Nakata. Assim, resultará num aperto adequado, sem rasgar a coifa ou acabe se soltando. “Isto possibilitaria a entrada de agentes externos, como terra, areia e água, danificando a peça em baixa quilometragem”, explica.
 
Guimarães recomenda também fazer o aperto da porca de fixação da junta com torquímetro, observando a especificação de torque, que consta na tabela enviada junto com a embalagem, de acordo com a aplicação de cada veículo.

A recomendação é inspecionar as juntas homocinéticas periodicamente já que sobrecarga, buracos, falta de manutenção e alinhamento, podem comprometer o bom funcionamento.

Para conferir esta e outras dicas, basta acessar o YouTube Nakata https://www.youtube.com/watch?v=1gPFZwuu73w.

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria