}
21/01/2022

Indícios de que a junta homocinética pode estar comprometida

Indícios de que a junta homocinética pode estar comprometida
Ruído durante a aceleração em linha reta pode indicar desgaste na junta deslizante, já em curvas, o problema pode ser a junta fixa.

Parte do sistema de transmissão do veículo, as juntas homocinéticas são responsáveis por transmitir a força do motor para as rodas, fazendo, assim com que elas girem e o carro se movimente. “Juntas homocinéticas danificadas podem ocasionar paradas desnecessárias e não programadas já que, quando comprometidas, as rodas podem travar ou perder a tração, fazendo com que o veículo pare em local e hora não programado”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

É preciso ficar atento aos sinais de desgaste das juntas homocinéticas. Segundo Silva, entre os indícios que podem indicar que a peça esteja comprometida é o ruído. “Caso o motorista ouça um som de clique proveniente das rodas ao acelerar o carro em curvas ou quando realiza curva em marcha a ré é bom ficar atento, é um sinal de que ocorrem falhas  na junta fixa”, explica o gerente, acrescentando: “O ruído durante a aceleração em linha reta indica desgaste na junta deslizante”.

De acordo com Silva, uma das principais causas de desgaste da junta homocinética é coifa e vedação comprometida, provocando contaminação da graxa com a entrada de resíduos e fazendo com que ela se torne uma pasta abrasiva.

O excesso de torque na instalação da peça também pode causar danos à rosca ou no estriado, por isso é aconselhável usar o torquímetro para aperto da porca, assim como problemas na geometria da suspensão. “Carro desalinhado, com excesso de bagagem ou rebaixado podem comprometer a junta deslizante”, alerta.

A recomendação é fazer a inspeção preventiva a cada 10 mil quilômetros  e ter atenção especial ao estado das coifas.

 Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no blog da Nakata https://blog.nakata.com.br/junta-homocinetica-entenda-tudo-sobre-a-peca/.

 
Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.

 
Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria