}
16/07/2021

Nakata destaca procedimentos para troca dos amortecedores

Nakata destaca procedimentos para troca dos amortecedores
Escorvar os amortecedores, verificar se o coxim tem posição de montagem, fazer o aperto final dos pontos de fixação da bandeja da suspensão com os pneus apoiadas no chão são algumas dicas.

O sistema de suspensão do veículo é composto por diversos componentes, entre eles amortecedores, molas, braço oscilante ou bandeja de suspensão, barra estabilizadora, pivô de suspensão, coxim  e batentes dos amortecedores. “Os itens do sistema de suspensão requerem alguns cuidados na hora da manutenção. Os amortecedores, um dos principais componentes do sistema de suspensão, já que é responsável por absorver grande parte dos impactos, juntamente com as molas, devem ser escorvados antes da instalação, pois só assim alcançarão a eficiência máxima”, explica Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata, ressaltando que, em seguida, devem ficar na posição vertical até a montagem para não comprometer o escorvamento, técnica que consiste em movimentar a haste em todo o seu curso por cinco vezes ou até notar que o deslocamento está uniforme. “Isto faz com que elimine a presença de ar no tubo interno”.

Outra dica do gerente é travar a haste do amortecedor para dar o torque da porca com a chave correta. “jamais  use o alicate de pressão, pois seguramente vai danificar o amortecedor”, enfatiza Silva, acrescentando que ferramentas adequadas também devem ser utilizadas ao efetuar a troca dos pivôs e terminais. Os kits dos amortecedores, coxim, batente e coifa também devem ser substituídos. Importante verificar se o coxim tem posição de montagem para não correr o risco de monta-lo na posição errada.
 
 
Silva ainda faz mais algumas recomendações: fazer o aperto final dos pontos de fixação  da bandeja ou braço com o pneu apoiado  no chão para evitar o deformação ou ruptura da bucha. A porca da junta homocinética deve ser apertada com taquímetro,  nunca use cano prolongador para fazer esse aperto, e sempre alinhar o veículo depois de realizar um reparo nos sistemas de suspensão e ou direção.
 
Para acessar esta e outras dicas de manutenção, basta acessar os E-Books e posts no Blog da Nakata (https://blog.nakata.com.br/categoria/para-o-mecanico/).
 
Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.


Mais informações:
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000 / 99905-7008
www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria