}
10/01/2022

Técnicas para lavar o motor do veículo de forma segura

Técnicas para lavar o motor do veículo de forma segura
Limpeza do motor do automóvel requer cuidados para não comprometer componentes da eletrônica embarcada

Após as viagens das festas de final de ano, é hora de alguns cuidados com o veículo, como levá-lo a uma empresa especializada de lavagem, não só para uma limpeza externa como também interna e, em alguns casos, até uma limpeza no motor. Devido ao excesso de poeira e resíduos, estradas de terra e praia podem ser bem agressivas para os sistemas automotivos. Mas, é preciso ficar atento, pois o velho de hábito de lavar motor pode trazer sérios problemas para o desempenho do veículo. “A prática de lavar o motor do automóvel é bem antiga e, alguns anos atrás, o risco de ter algum problema no desempenho do veículo era pequeno, pois o carro não tinha nenhum tipo de eletrônica embarcada. Só era necessário cuidar para não molhar o alternador ou dínamo,  bateria, motor de partida  e distribuidor”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Segundo Silva, atualmente, os carros são verdadeiros computadores sobre rodas já que possuem numerosos sensores, módulos eletrônicos e caixa de fusíveis no compartimento do motor.

A recomendação para aqueles que se incomodam com a sujeira acumulada no motor ou no caso de ser necessário para identificar possíveis defeitos na parte mecânica é procurar empresas especializadas na lavagem do compartimento do motor para não comprometer nenhum dos componentes eletrônicos. De acordo com o gerente, uma das opções para a limpeza do motor é a técnica a vapor já que utiliza água apenas para umidificar e desengraxar o motor e dar bom acabamento e, na hora da limpeza, as empresas especializadas avaliam se há necessidade ou não aplicar algum produto, além do vapor. Há também a limpeza a seco, realizada com panos de microfibra, pincéis e xampus específicos. “Por questão de segurança e também para garantir que a lavagem não seja prejudicial aos componentes eletrônicos, o ideal é sempre procurar o apoio profissional de empresas especializadas”, conclui.
 
Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o canal no YouTube da Nakata no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=koKeTU-kGmc&t=137s
 
 
Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.


Mais informações:

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

www.versoassessoriadeimprensa.com.br
https://www.facebook.com/verso.assessoria