MENU
VOLTAR AO TOPO
SALA DE IMPRENSA
DICAS DE MANUTENÇÃO

Técnicas para lavar o motor do veículo de forma segura

Limpeza do motor do automóvel requer cuidados para não comprometer componentes da eletrônica embarcada

imagem de detalhe

Limpeza do motor do automóvel requer cuidados para não comprometer componentes da eletrônica embarcada

Após as viagens das festas de final de ano, é hora de alguns cuidados com o veículo, como levá-lo a uma empresa especializada de lavagem, não só para uma limpeza externa como também interna e, em alguns casos, até uma limpeza no motor. Devido ao excesso de poeira e resíduos, estradas de terra e praia podem ser bem agressivas para os sistemas automotivos. Mas, é preciso ficar atento, pois o velho de hábito de lavar motor pode trazer sérios problemas para o desempenho do veículo. “A prática de lavar o motor do automóvel é bem antiga e, alguns anos atrás, o risco de ter algum problema no desempenho do veículo era pequeno, pois o carro não tinha nenhum tipo de eletrônica embarcada. Só era necessário cuidar para não molhar o alternador ou dínamo,  bateria, motor de partida  e distribuidor”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Segundo Silva, atualmente, os carros são verdadeiros computadores sobre rodas já que possuem numerosos sensores, módulos eletrônicos e caixa de fusíveis no compartimento do motor.

A recomendação para aqueles que se incomodam com a sujeira acumulada no motor ou no caso de ser necessário para identificar possíveis defeitos na parte mecânica é procurar empresas especializadas na lavagem do compartimento do motor para não comprometer nenhum dos componentes eletrônicos. De acordo com o gerente, uma das opções para a limpeza do motor é a técnica a vapor já que utiliza água apenas para umidificar e desengraxar o motor e dar bom acabamento e, na hora da limpeza, as empresas especializadas avaliam se há necessidade ou não aplicar algum produto, além do vapor. Há também a limpeza a seco, realizada com panos de microfibra, pincéis e xampus específicos. “Por questão de segurança e também para garantir que a lavagem não seja prejudicial aos componentes eletrônicos, o ideal é sempre procurar o apoio profissional de empresas especializadas”, conclui.

 

Clique aqui para conferir um vídeo no canal da Nakata no YouTube com essas e outras dicas

 

Sobre a Nakata Automotiva – Há mais de 65 anos, a Nakata Automotiva, fabricante de autopeças para o mercado de reposição para veículos leves, pesados e motocicletas, recentemente adquirida pela Fras-le, líder global em materiais de fricção e componentes para sistemas de freios, pertencente às Empresas Randon, vem construindo sua história de sucesso no Brasil, com liderança em componentes de suspensão e amplo portfólio em direção, transmissão, freios e motopeças. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, a Nakata Automotiva se tornou reconhecida no aftermarket pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços.
 

A empresa atende o mercado nacional e exportação. Fazendo parte da Fras-le que fornece materiais de fricção originais para 95% das montadoras de veículos pesados e semipesados, além de ser líder no mercado de reposição e comercializar seus produtos em 120 países, a Nakata fortalece ainda mais a sua presença no mercado.
 

Mais informações:
 

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Jornalista responsável – Majô Gonçalves – MTB 24.475
versocomunicacao@uol.com.br
Solange Suzigan
versocomunicacao1@uol.com.br
(11) 4102-2000/ 99905-7008

 

Conheça nosso site


Acompanhe-nos no Facebook