}

Dica Técnica

Voltar
Diagnóstico correto, Inspeção de componentes periféricos e cuidados na montagem garantem um serviço perfeito
Transmissão

Diagnóstico correto, Inspeção de componentes periféricos e cuidados na montagem garantem um serviço perfeito

Na frota nacional, a substituição de algumas peças é muito frequente e o trabalho fica quase automático. Mas é preciso ter cuidado. Essa facilidade pode esconder certos detalhes que fazem a diferença na qualidade do serviço.
 
Neste caso, uma VW Parati 1989 estava com ruídos na região do câmbio. Após a realização do teste de rodagem e uma avaliação no elevador, ficou claro que o problema era causado pela junta homocinética deslizante. Era um desgaste normal, pelo tempo de uso.   
 
Em situações como estas, aproveite para verificar o estado dos semieixos, agregado, suspensões dianteiras e coxins do motor e câmbio. 
 
Na troca da junta deslizante, a limpeza é fundamental, a começar pela preparação do eixo. É importante também evitar a entrada de contaminantes e realizar a montagem com atenção. Também é preciso aplicar toda a graxa do kit, travar a abraçadeira com o alicate certo e apertar os parafusos com um torquímetro. 
 
***Vencedora do terceiro lugar do mês de maio na promoção Feras da Oficina Nakata, essa dica foi postada pelo Leonardo Souza - Mecânica Ramos, Bálsamo, SP, em atendimento a uma Parati 1989.