}

Dica Técnica

Voltar
Teste de folgas pode causar um problema na direção hidráulica
Suspensão e Direção

Teste de folgas pode causar um problema na direção hidráulica

Os mecânicos costumam enfrentar algumas situações bem difíceis. Muitas vezes, a troca de uma peça provoca uma falha em outro sistema sem nenhuma relação direta. 
 
Vamos falar sobre um Chevrolet Onix 2014, com uma queixa de barulho na suspensão dianteira direita. Com o teste de rodagem e a avaliação no elevador, deu para perceber que a causa era uma folga na bieleta da barra estabilizadora. 
 
Depois de trocar o componente, foi feito um novo teste de rodagem com o carro. A boa notícia é que as pancadas tinham desaparecido. Mas surgiu um problema inesperado: um ruído na direção hidráulica. Depois de pesquisar bastante, falar com os amigos e dirigir o veículo, decidiu fazer uma sangria. Deu certo! Tinha entrado ar no circuito.
 
Durante as conversas que teve com outros mecânicos, inclusive de concessionárias, o mecânico ficou sabendo de vários casos iguais envolvendo o Onix e o Prisma de segunda geração. O melhor é verificar as suspensões dianteiras desses modelos com as rodas apoiadas no chão. Na hora do alinhamento, muitos preferem ligar o motor.
 
***Vencedora do segundo lugar do mês de julho na promoção Feras da Oficina Nakata, essa dica foi postada pelo Alex Julio Girardi - Centro de Reparação Automotiva Girardi e Gastaldo, Guaporé, RS, em atendimento a um Onix 2014.