}

Dica Técnica

Voltar
Como confirmar o empenamento do disco de freio e cubo de roda
Freios

Como confirmar o empenamento do disco de freio e cubo de roda

Um defeito comum no sistema de freios é a trepidação ao pisar no pedal. Na maioria das vezes, o problema é causado por algum componente empenado. Mas é preciso acertar na avaliação antes de fazer a troca. 
 
Um Chevrolet Corsa 2008 apresentava a queixa retratada acima. Durante o conserto, o cliente preferiu que os discos fossem retificados, ao invés de trocados. Como a falha não desapareceu, foi necessário tirar a dúvida se os cubos estavam em bom estado.    
 
Para averiguar a situação do disco no cubo, coloca-se dois parafusos das rodas e deixa tudo bem apertado; com o relógio comparador e a base magnética, mede o empenamento e marca com giz os pontos onde está o zero e o máximo; depois desmonta, gira o disco em meia volta e refaz as medições. 
 
Com esse teste, é fácil ver o que está errado. Se apenas o disco estiver empenado, os dois valores (zero e máximo) aparecem sempre nas mesmas posições. Quando as medidas não mudam, mas trocam de lugar após o giro, desconfie do cubo. Nos veículos onde as duas peças estão avariadas, cada medição dá um valor diferente. 
 
 
***Vencedora do primeiro lugar do mês de junho na promoção Feras da Oficina Nakata, essa dica foi postada pelo Fernando Neves - Auto Mecânica Neves, Mauá/SP, em atendimento a um Corsa Hat 2008.