}

Dica Técnica

Voltar
Dicas para manutenção da bandeja da suspensão
Suspensão e Direção

Dicas para manutenção da bandeja da suspensão

Componente da suspensão, a bandeja ou braço oscilante tem como principal função ancorar a roda ao chassi ou monobloco do veículo. Dependendo do tipo de veículo pode ser transversal na dianteira e longitudinal na traseira.

Orientação sobre inspeção e instalação das bandejas de suspensão Nakata.

A inspeção das bandejas deve ser feita com o veículo no elevador ou apoiado em cavaletes, já com o auxílio de uma espátula verifique a existência de folga nas buchas inspecionando-as quanto a cortes, rasgos ou descolamentos. Com uma escova de aço elimine o excesso de impurezas da estrutura e inspecione as uniões soldadas, furos e as extremidades da bandeja quanto a fissuras e empenamentos perceptíveis a olho nu, em seguida, segure uma das rodas com as mãos e aplique movimentos firmes de vai e vem verificando a existência de folgas longitudinais, radiais ou axiais. Com este teste é possível detectar também folgas nos pivôs e rolamentos de rodas. 

Instalando a bandeja 
Nunca aperte as bandejas com o veiculo suspenso no elevador, cavalete ou macaco. Esta operação irá provocar ruptura das buchas, em virtude do ângulo de funcionamento ultrapassar os limites de torção da bandeja. O aperto final deve ser feito sempre com o veículo apoiado no chão. Finalizado a troca dos componentes teste o veiculo através de pequenos arranques e frenagens, observando se acontece algum deslocamento excessivo da roda e após a montagem, o veiculo deve ser alinhado conforme especificação do fabricante.