}

Dica Técnica

Voltar
Uma ideia simples e criativa para retirar o cubo de roda traseiro
Freios

Uma ideia simples e criativa para retirar o cubo de roda traseiro

Na manutenção dos veículos atuais, é preciso ter muito cuidado para não danificar as peças. Em certos casos, o ideal é usar as ferramentas especiais, mas algumas são difíceis de comprar no interior do país.
 
Os rolamentos da roda traseira esquerda de uma VW Saveiro 2012 estavam gastos e necessitavam ser trocados. Como proceder quando um cubo não sair da ponta de eixo, e o mecânico não possuir um extrator? 
 
Para resolver casos assim, na família Gol, a dica é utilizar dois parafusos do amortecedor dianteiro do Chevrolet Astra durante a desmontagem. Como são mais compridos e têm a mesma rosca da peça (M12x1,5), basta apertar um de cada lado, de forma alternada, até soltar.
 
Além da linha Volkswagen, a técnica pode ser usada em outros modelos. No Fiat Palio e derivados, por exemplo, os parafusos dos amortecedores dianteiros e das rodas usam roscas iguais. As únicas recomendações são conferir as medidas, não apoiar nas sapatas ou áreas frágeis e dar o aperto com bastante cuidado.
 
***Vencedora do segundo lugar do mês de maio na promoção Feras da Oficina Nakata, essa dica foi postada pelo Helder Rosa - Luizinhu auto center, Pederneiras, SP, em atendimento a uma Saveiro 2012.