}

Dica Técnica

Voltar
Problemas mais comuns no sistema de freio e suas causas
Freios

Problemas mais comuns no sistema de freio e suas causas

Além das revisões periódicas é importante estar atento aos indícios de problemas no sistema de freios. Veja quais são os indícios e suas prováveis causas: 
 
  •   Pedal duro ou pesado
 Se ao pisar no pedal, ficar duro, pesado, é indicador que o multiplicador de forças ou servo freio não está em boas condições. Pode ser um problema de estanqueidade da mangueira, que liga o servo freio até o motor, ou as câmaras do servo freio sem vedação, entre outras causas.
 
 
  • Pedal baixo
Quando o pedal fica baixo, ou seja, chega a tocar o assoalho, o problema pode ser vazamentos no cilindro mestre, nas tubulações rígidas ou flexíveis, na pinça de freio ou no cilindro de roda. Esses fatores podem baixar o fluido de freio e o pedal.
 
  • Vibração no volante
A vibração no volante, ao pisar no pedal, pode ser consequência de discos de freio ou cubos de roda empenados. 
 
  • Pedal esponjoso
 Quando o pedal se torna esponjoso, ou seja, mais baixo e fofo, pode ser indício de ar no sistema, ou de fluido de freio envelhecido.
 
  • Desvio de trajetória 
Caso ocorra desvio de trajetória ao pisar no freio, deve-se fazer a verificação das condições das pinças de freio. 

Como você sabe, o sistema de freio é responsável por retardar ou parar o movimento do automóvel. Portanto, esse sistema deve estar sempre em boas condições para garantir a segurança no trânsito, evitando acidentes. Fique atento!