Durante o reparo de uma suspensão, geralmente o mecânico desmonta o conjunto, leva até a bancada, faz a substituição das peças e retorna para finalizar o serviço.
Já notou como se perde bastante tempo carregando os componentes de um lugar ao outro? Prender o amortecedor na morsa muitas vezes não é o ideal para fazer a manutenção e, caso o cliente queira acompanhar todo o processo, fica difícil.
A partir dessas ideias, o mecânico usou seus conhecimentos de funilaria e pintura, onde começou a carreira, para construir uma estrutura simples e prática. Pegou um disco de freio para servir de base, soldou um tubo na vertical, agregou um grampo usado nos feixes de molas e criou um sistema de regulagem com dois parafusos.
Sem gastar quase nada, mostrou como é possível inovar. Com o suporte, consegue desarmar e montar as torres dianteiras de qualquer modelo com muita rapidez e ao lado do carro. Para completar, ainda modificou os encolhedores de molas, adaptando os mesmos rolamentos que são usados nos coxins.
***Vencedora do terceiro lugar do mês de julho na promoção Feras da Oficina Nakata, essa dica foi postada pelo Itajane Abreu - João Lara Pneu, Guaíba, RS, em atendimento a um Celta 2000.