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Alicate para travar a haste vai causar vazamento do amortecedor e comprometer o desempenho da peça.

Alicate para travar a haste vai causar vazamento do amortecedor e comprometer o desempenho da peça.

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Alicate para travar a haste vai causar vazamento do amortecedor e comprometer o desempenho da peça.

Itens fundamentais do sistema de suspensão que, além da função de amortecimento, também garante a segurança do motorista, os amortecedores são responsáveis por atenuar impactos na carroceria, frear os movimentos da mola e manter os pneus em contato com o solo. Amortecedores já desgastados comprometem a estabilidade do carro em curvas e boa dirigibilidade.

 

A maioria dos vazamentos no amortecedor é causado pelo uso de alicate para travar a haste durante a instalação. A haste é usinada, polida e cromada durante o processo de fabricação para que haja um perfeito assentamento do retentor dentro do corpo do amortecedor. Ao travar a haste com alicate para "facilitar" o aperto da porca superior do amortecedor você estará deixando ranhuras ou marcas na haste. Com o movimento da haste para cima e para baixo essas ranhuras acabam formando um canal no retentor dando origem ao vazamento. O aperto final deve ser feito sempre com o veículo no solo. 

 

Sempre que for necessária a troca os amortecedores, é importante que o reparador tenha em mãos as ferramentas adequadas para fazer o serviço, para não correr o risco de danificar o amortecedor e perder a garantia.

Para travar a haste, o ideal é utilizar uma chave fixa ou allen dependendo do amortecedor.


DICA: O amortecedor do Honda Fit pode ser travado com a ajuda de uma pastilha de freio de Chevette ou Gol. O furo da pastilha se encaixa perfeitamente na ponta da haste, travando-a. Assim, basta segurar a pastilha, e com uma chave fixa, aperar a porca de fixação do amortecedor.

IMPORTANTE: O toque final deve ser aplicado com o veículo no solo. E não esqueça de fazer o alinhamento de direção após a conclusão.