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Principais causas de desgaste dos amortecedores

Amortecedores são peças essenciais para a segurança do veículo, mas sofrem desgaste com o tempo. Verifique sinais de desgaste, como aumento da distância de frenagem e instabilidade. A troca por componentes novos é necessária, assim como a verificação de itens periféricos. Adiar a substituição pode gerar custos maiores. Manter alinhamento, balanceamento e coxins em bom estado prolonga a vida útil dos amortecedores. Faça revisões periódicas a partir dos 40 mil km e escolha amortecedores com selo do Inmetro, obrigatório desde janeiro de 2013. Segurança em primeiro lugar!

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Principais causas de desgaste dos amortecedores

É fundamental estar atento ao desgaste das peças, especialmente, àquelas que compõem os itens de segurança, como os amortecedores, quando novos, os amortecedores possuem carga de tração e de compressão determinadas pela montadora, garantindo ao usuário conforto aliado à segurança. Transitar em alta velocidade sobre lombadas e por estradas esburacadas, bem como excesso de carga, por exemplo, podem comprometer a vida útil dos amortecedores.

 

Para a identificação de problemas nos amortecedores, é necessário fazer uma inspeção visual ou observar alguns movimentos do veículo. Rodar com os amortecedores desgastados compromete a estabilidade do veículo em curvas, ocasiona balanço excessivo e aumento da distância de frenagem. Há tendência de aquaplanagem em superfícies alagadas e de o veículo sair para o lado de fora das curvas, prejudicando a dirigibilidade. 

 

Quando o amortecedor esgota sua vida útil, todos seus componentes já sofreram desgaste e deve ser feita a troca por componentes novos. O amortecedor faz parte do sistema de suspensão, por isso, antes de aplicar os amortecedores novos deve-se verificar o estado de todos os componentes periféricos e que interferem no funcionamento do mesmo, se algum componente apresentar desgaste ou outro problema deve ser substituído, assim como coxins e batentes por outros de boa qualidade.

 

Adiar a troca pode gerar gastos maiores que o previsto aos consumidores na hora de fazer a manutenção. Peças recondicionadas não são recomendadas.

 

Para prolongar a vida útil dos amortecedores deve-se manter em dia o alinhamento de direção e o balanceamento das rodas, não alterar geometria ou altura da suspensão e manter coxins e batentes em bom estado.

 

A partir dos 40 mil km é importante fazer revisões periódicas em uma oficina de confiança para verificar as condições dos itens de suspensão. Caso seja necessário efetuar a troca, é fundamental ter atenção à certificação, obrigatória desde janeiro de 2013, quando fabricantes começaram a produzir apenas amortecedores com o selo do Inmetro.