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Semieixos podem sofrer desgaste até quebra e comprometer a transmissão do veículo

Os semieixos são elementos fundamentais do sistema de transmissão dos veículos, podendo ser homocinéticos ou rígidos. O primeiro é usado em veículos com tração dianteira e permite esterçamento, enquanto o segundo é para veículos com tração traseira e não esterça. Fatores extremos como choques, trancos e cargas excessivas podem causar desgaste ou quebra dos semieixos. É comum a quebra por excesso de carga ou desgaste das homocinéticas em semieixos homocinéticos. Em caso de substituição, use produtos de qualidade e tecnologia original.

Semieixos podem sofrer desgaste até quebra e comprometer a transmissão do veículo

Parte do sistema de transmissão, os semieixos são elementos mecânicos fundamentais ao funcionamento dos veículos, podendo ser, basicamente, de dois tipos: homocinéticos ou rígidos. Utilizado em veículos leves e vans, o homocinético é responsável por fazer a ligação entre o diferencial e as rodas  e assim, transmitir a energia gerada pelo motor para as rodas, além de permitir o esterçamento, geralmente é utilizado em veículos com tração dianteira. Já o semieixo rígido é utilizado em veículos com tração traseira, como picapes,  caminhões e ônibus,  não permite esterçamento. Fatores extremos, choques, trancos e cargas excessivas podem provocar desgaste e até a quebra de semieixos. Por isso, é preciso ter cuidado para não comprometer componentes da transmissão.

 

É comum ocorrer a quebra do semieixo, principalmente por excesso de carga ou tranco, no caso dos semieixos homocinéticos o mais comum é o desgaste das homocinéticas por falta de inspeção periódica das coifas de proteção. 

Caso necessite ser substituído, a recomendação é utilizar produto com padrão de qualidade e tecnologia original para não causar transtornos ou paradas indesejadas do veículo.